quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Estilo Vintage

    O estilo vintage é uma expressão que tem sido muito usada ultimamente nos editoriais de moda, mas o que é o estilo vintage que parece estar na moda?

    ‘Vint + age’ é uma expressão inglesa utilizada pelos produtores de vinho e significa ‘a idade do vinho’.
A palavra, antes de ganhar conotação fashion, foi usada para designar vinhos que têm a capacidade de envelhecer dentro da garrafa tendo seus sabores e aromas aprimorados (o vint, vem de vinho; age, de idade).

    A explicação então pode ser aplicada à moda. Uma peça é considerada vintage se apresenta características clássicas, mas se mantêm usáveis. Pode ser uma silhueta, uma cor, uma estampa, um tecido.

    Assim o estilo vintage pode ser definido como um apanhado do que há de melhor em todas as décadas,  aquilo que com o tempo adquire nobreza e se emprega a todos os setores, desde a moda, decoração de casa, mobiliário e até na música, nas artes e na cultura temos o estilo vintage.

    Também fazem parte do estilo vintage na moda a maquiagem os penteados e os acessórios, ítens capazes de transformar uma roupa atual criando um look vintage. Assim por exemplo, você pode optar por um vestido preto básico e incrementar com colares, uma bolsa de mão, um cinto, um cachecol de crochê feito pela vovó ou um sapato irreverente, dando personalidade a sua roupa. No estilo vintage o importante é ousar usando criatividade e elegância, respeitando o que cai bem a cada um, reinventando épocas e estilos, criando um visual único com charme e estilo.

    Quem procura peças vintage (a pronúncia é com ênfase na sílaba "vin"), busca exclusividade e itens especiais. A paixão por peças antigas levou uma americana de 28 anos a se tornar uma das principais referências no assunto. Rhiannon Leifheit transformou seu blog Liebe Marlene, em uma loja de peças vintage. Ela vende só o que gosta, e serve de manequim, posando para as fotos com as sugestões. Atualmente, Rhiannon, que mora em Atlanta, na Geórgia, está em busca de peças dos anos 1990, de inspiração grunge.

    Então, fica aí a dica. Vale também garimpar peças nos armários e baús das avós. Mas para compor um look vintage sem medo de errar, o segredo é não "pesar a mão", misturando peças retrô com outras mais modernas.

    Entretanto, uma coisa precisa ficar bem claro: o estilo vintage não é qualquer peça de alguma década passada, o estilo vintage refere-se ao melhor de cada década em todas as categorias, aquilo que foi referência em determinada década. Normalmente em moda quando falamos no estilo vintage trata-se dos anos 20 até a década de 80.

  


FonteS: http://moda.terra.com.br
http://www.culturamix.com



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário